Linha do Tempo

1989 - 2018

O Centro de Arte e Promoção Social (CAPS) tem o seu registro de nascimento oficial no dia dezenove de agosto de mil novecentos e noventa, no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo. Porém sua gestação foi em mil novecentos e oitenta e nove, com um trabalho tímido de recreação infantil que acolhia crianças de três a seis anos de idade.

O início

década 80

A partir do convívio com as mães, por conta do trabalho com as crianças na Rua Irina Milchev Starbulov, nos surpreendemos com o potencial criativo dessas mulheres para o artesanato. Elas produziam uma arte que ficava escondida por falta de canais para a sua manifestação. Assim, surgiu a ideia de reunir as artesãs numa oficina comunitária de artesanato, com as peças confeccionadas organizamos a Primeira Feira de Artesanato do Grajaú. Foi um sucesso! Reunimos trinta e seis barracas com artesanato, comidas típicas (de diversas regiões brasileiras), literatura de cordel, exposição de livros de escritores independentes, shows musicais e teatrais.

A fundação

1990

Logo em seguida a fundação, foi criado o Núcleo de Escritores e Poetas Mário de Andrade, que promovia eventos mensais para homenagear poetas anônimos da periferia.

As Carreatas

Década 90

Em mil novecentos e noventa e um, a primeira Carreata Poética, que saiu do Grajaú e passou por diversos pontos da cidade, como o Largo 13 de Maio e o Autódromo de Interlagos (em cada ponto de parada os artistas declamavam suas poesias, apresentavam Teatro de Rua e Números Circenses). Em mil novecentos e noventa e dois, a Carreata Poética foi novamente para as ruas.

O Teatro

Década 90

Criado o grupo de teatro Casa Nova, que fez diversas apresentações em escolas e centros culturais; o grupo circense A Turma da Xaréu, em sua maioria, formado por crianças e o departamento de Assistência Social, que arrecadava e distribuía entre as pessoas de baixo poder aquisitivo cobertores, agasalhos, calçados e brinquedos.

O CAPS Hoje

2013

Atualmente, o CAPS se dedica ao Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa, coordenado pelo Professor Israel Francisco dos Santos, atual presidente, e ao Núcleo MOCAP — Movimento Pela Cidadania Artística da Periferia. O Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa tem profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

5. Carreata Sul-Poética

2014

Já o Núcleo MOCAP se dedica a vários segmentos da arte, criando canais para a sua expressão. Uma vez ao ano, promove uma Carreata com Procissão Poética, evento que difunde a arte e homenageia os seus cultores.

Festa 25. Aniversário do CAPS

2015

Ainda sob supervisão do Núcleo MOCAP realizamos uma vez por ano a festa de comemoração de aniversário do CAPS, momento em que propicia a integração de artistas e elege um segmento da arte e um de seus representantes para receber uma homenagem.

24. Bienal Internacional de São Paulo

2016

• Sarau de Mulheres
• Lançamento dos livros Escritos ao extremo — Indeléveis Dobras Textuais
e Tudo é Problema com o Bruno; Selo Capsianos

9h recebimento e montagem de exposição das obras

Artistas:
Angelica Spadari, Bebeto, Bruna Yonashiro, Caroline Serrano, Carlos Matos, Daniel, Edson Ramos, Fabiano Frasson, Felipe Parchin, Gregorio Marangoni, Gustavo Dias, Jeizel Seidy, Jheny Riot, Juma, Lazslo kis, Levi Junior, Mauricio Alves, Pato, Renato Fornaro, Ricardo Neves, Rufina, Sami Carmagnami, Sarita Aristzábal, Thiago Castro, Willian Heavy.

Onde: Hall de entrada.

11h Fazer muitas coisas com uma coisa só

Oficina de carimbos com a artista plástica Cristina Suzuki.

Onde: Cinema.

13h30 Estudo Conjunto sobre máquinas de tatuagem

Bate papo com Sandro Gattoni.

Onde: Cinema.

14h Preto, linha, detalhes

Técnica sobre tatuagem, principalmente para tatuadores, mas todos os interessados serão bem-vindos. Bate-papo com Lazslo Kis.

Onde: Cinema.

16h Performance de dança com a bailarina Fe Cristina

16h30 Roda de História da Mulher

Tema: Meditações sobre tatuagem e sua força
Tatuadoras convidadas: Angelica Spadari, Bruna Yonashiro, Caroline Serrano, Jheny Riot, Sami Carmagnami e Sarita Aristzábal.
Mediação: Bruna Alecssandra e Maria Vilani.

Onde: Cinema.

17h30 Tatuagem: ritual, transgressão e moda

Bate-papo com Richard de Oliveira.

Onde: Cinema.

18h30 Roda de Poesia

Mediação Márcio Ricardo e Maira Garcia + Pocket Show de Márcio Ricardo.

Onde: Cinema.

20hs Homenagem a arte da tatuagem

Curadoria Jeizel Seidy
Com Israel Francisco dos Santos.

Onde: Teatro.

20h30 Apresentação de danças populares de Pernambuco

Com Mateus Farias.

Onde: Calçadão.

Voltar