Linha do Tempo
1989 - 2018
O Centro de Arte e Promoção Social (CAPS) tem o seu registro de nascimento oficial no dia dezenove de agosto de mil novecentos e noventa, no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo. Porém sua gestação foi em mil novecentos e oitenta e nove, com um trabalho tímido de recreação infantil que acolhia crianças de três a seis anos de idade.
O início
A partir do convívio com as mães, por conta do trabalho com as crianças na Rua Irina Milchev Starbulov, nos surpreendemos com o potencial criativo dessas mulheres para o artesanato. Elas produziam uma arte que ficava escondida por falta de canais para a sua manifestação. Assim, surgiu a ideia de reunir as artesãs numa oficina comunitária de artesanato, com as peças confeccionadas organizamos a Primeira Feira de Artesanato do Grajaú. Foi um sucesso! Reunimos trinta e seis barracas com artesanato, comidas típicas (de diversas regiões brasileiras), literatura de cordel, exposição de livros de escritores independentes, shows musicais e teatrais.
A fundação
Logo em seguida a fundação, foi criado o Núcleo de Escritores e Poetas Mário de Andrade, que promovia eventos mensais para homenagear poetas anônimos da periferia.
As Carreatas
Em mil novecentos e noventa e um, a primeira Carreata Poética, que saiu do Grajaú e passou por diversos pontos da cidade, como o Largo 13 de Maio e o Autódromo de Interlagos (em cada ponto de parada os artistas declamavam suas poesias, apresentavam Teatro de Rua e Números Circenses). Em mil novecentos e noventa e dois, a Carreata Poética foi novamente para as ruas.
O Teatro
Criado o grupo de teatro Casa Nova, que fez diversas apresentações em escolas e centros culturais; o grupo circense A Turma da Xaréu, em sua maioria, formado por crianças e o departamento de Assistência Social, que arrecadava e distribuía entre as pessoas de baixo poder aquisitivo cobertores, agasalhos, calçados e brinquedos.
O CAPS Hoje
Atualmente, o CAPS se dedica ao Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa, coordenado pelo Professor Israel Francisco dos Santos, atual presidente, e ao Núcleo MOCAP — Movimento Pela Cidadania Artística da Periferia. O Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa tem profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.
5. Carreata Sul-Poética
Já o Núcleo MOCAP se dedica a vários segmentos da arte, criando canais para a sua expressão. Uma vez ao ano, promove uma Carreata com Procissão Poética, evento que difunde a arte e homenageia os seus cultores.
Festa 25. Aniversário do CAPS
Ainda sob supervisão do Núcleo MOCAP realizamos uma vez por ano a festa de comemoração de aniversário do CAPS, momento em que propicia a integração de artistas e elege um segmento da arte e um de seus representantes para receber uma homenagem.
24. Bienal Internacional de São Paulo
• Sarau de Mulheres
• Lançamento dos livros Escritos ao extremo — Indeléveis Dobras Textuais
e Tudo é Problema com o Bruno; Selo Capsianos